Edições anteriores




Anais 2016

VI Jornada de Estudos em Educação Musical


ISSN 2448-2153


DOCUMENTO COMPLETO:

Anais VI Jornada de Estudos em Educação Musical


ARTIGOS:


GT 1: Educação Musical Humanizadora
FERREIRA, Harue K.; RICCIARDI, Matteo. Educação sonora na formação de professores(as)

LAVACCA, Antonio B.; SILVA, Carla R. A educação musical e as construções culturais e de identidade de sujeitos a partir de uma perspectiva sociocultural.

RIBEIRO, Maria Oslei. Experiências com a música em um projeto: perspectivas de alunos(as) de uma escola pública.

SILVA, Lóide B. M.; LEÃO, Eliane. Música: um estímulo à expressão cognitiva e à linguagem dos bebês no CEI Bete Shalon I


GT 2: Educação Musical Especial
OLIVEIRA, Márcia R. N. S.; REILY, Lucia H. Educação musical e surdez na escola regular


GT 3: Metodologias, conteúdos e didáticas em Educação Musical no ambiente escolar
BOMFIM, Cassius R. D. Pedro e o lobo: desfragmentando o ensino musical na sala de aula.

CÉSAR, João Paulo S. Tum pá um caminho de descobertas.

CIELAVIN, Sandra R.; MENDES, Adriana N. A. Novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação musical.

CINTRA, Cintia C.; FREIRIA, Milena L. R. Descobrindo caminhos para a leitura e escrita musical

MOUTINHO, Renan R. Tem funk na sala-de-aula: diálogos e intersecções entre cultura popular e as aulas de artes para o ensino médio do Cefet-RJ

NOGUEIRA, Cristiane. Sobre a formação e a interferência: as variantes da prática docente em música

PRAZERES, Flávia C. A música no ensino fundamental de uma escola municipal e possíveis contribuições da educação musical da pedagogia waldorf

SOUSA, Jairo A. D. Proposta de musicalização contextualizada com alunas (os) do curso de pedagogia em Goiânia-GO: desafios e re-construções através do uso de ampla instrumentação percussiva

VIEIRA, Adriano et al. Sensibilização musical: um caminho para a formação de professores pedagogos que atuam no ensino infantil.


GT 4: Teorias e Práticas da Educação Musical em espaços diversos
AMORIM, Herson M.; SCHROEDER, Jorge L. Bandas de música: uma análise das práticas de educação musical em contextos não formais

CESAR, Patricia K. A pedagogia de projeto no contexto de aulas de musicalização: um relato de experiência

FARIAS, Amanda K. B.; RICCIARDI, Matteo. Análise das oficinas de música do instituto Paulo Freire de ação social à luz do modelo (t)ec(l)a

JOAQUIM, Cristiani S. Experiências em educação musical com bebês: musicalização de crianças e pais 

JOAQUIM, Cristiani S. Rato, meu querido rato... A utilização de livros de histórias como fio condutor no planejamento de atividades em um curso de musicalização infantil: relato de uma experiência de estágio

LEÃO, Eliane. Espaços e saberes que contribuem para a construção do conhecimento musical: evidências observadas na pesquisa em música

MACIEL, Caroline; CARVALHO, Isamara A.; QUINELATTO, Rubia F. A prática docente do projeto social doces flautistas: um relato de experiência 

MENDES, Adriana et al. Oficinas de música no capsij  - "espaço viver" em Sumaré - SP

MENDES, Marinês S. Percepção musical e sociedade: as ações, caminhos, dilemas e necessidade da pesquisa

PINO, Mariel P. Por favor, não desligue o celular: a utilização dos smartphones como recurso pedagógico em aulas individuais de violão e contrabaixo elétrico

SANTOS, Alexandre H.; FORNARI, José E.; MENDES, Adriana N. A. Aprendizagem musical na era digital: uma proposta de acesso de baixo custo a partir do raspberry pi e sonic pi

SILVA, Alex A. A elaboração de arranjos didáticos como ferramenta de ensino-aprendizagem em oficinas de prática em conjunto

VOIGT, Bruno A. A.; BARROS, CAssiano A. A formação dos músicos dedicados à música caipira em Piracicaba/SP na primeira metade do século XX


GT 5: Diálogos com a Educação Musical
CONSTANTINO, Paulo R. P. “I’m dying to be a star”: uma pesquisa exploratória sobre a demanda do curso técnico em canto em instituição pública de educação profissional

CONSTANTINO, Paulo R. P. Revisitando o parecer CNE/CEB nº12/2013: uma análise do texto que fundamenta as políticas públicas para o ensino de música na educação básica

ELLARO, Jean R. A. Didática e musicalidade: desafios de um professor de instrumento

LIMA, Andréa O. Jovens e a pragmática do gosto pela música

SANTOS, André D.; BONZATTO, Eduardo A. Explorando a metapresencialidade em o videoclipe como expressão artística 

SANTOS, Cristiele A. T.; BARROS, Cassiano A. A percepção musical e a apreciação musical: revisão de conceitos

SILVA, Lucilene F. Música tradicional da infância nas práticas de  educação musical

SILVA, Mariana M. M. A voz cantada e suas múltiplas faces: desafios contemporâneos para o educador vocal

SILVEIRA, Mariana A. F. Musiart: tornando o ensino de música relevante na educação infantil

VIEIRA, Márlon S. Música e cerâmica: a interdisciplinaridade entre linguagens em aulas de música 





Anais 2015

V Jornada de Estudos em Educação Musical


ISSN 2448-2153



DOCUMENTO COMPLETO:

Anais V Jornada de Estudos em Educação Musical


ARTIGOS:

ALMEIDA, Alexandre Trindade et al. Processo de humanização através da educação musical

SANTANNA, André L. M. Traçando caminhos para as práticas artístico-pedagógicas do programa vocacional - linguagem música, da Secretaria de Cultura da prefeitura de São Paulo

SANTOS, Camila Marques; OLIVEIRA, Mariane Cristina Souza. Processos educativos de autonomia na prática social de musicalização infantil

VELLOSO, Cristal Angélica. Capacitação em musicalização através da flauta doce: relato de experiência

FRAGOSO, Daisy. Educação musical e diversidade: uma experiência entre crianças Guarani Mbya e crianças não indígenas

PREVIATO, Daniel B. Análise das publicações realizadas pela revista da ABEM, entre 2008- 2014, sobre educação musical especial no ensino regular

NEVES, Eglem Lucena. Educação musical e projetos de trabalho: relato de prática docente interdisciplinar na educação infantil 

ANDRADE, Erika et al. PIBID música Unaerp na Emef Paulo Monte Serrat Filho: um relato de experiência

MORAES, Felipe. A pedagogia musical em atuação. Reflexões sobre os benefícios do método c(l)a(s)p de Swanwick 

ROSA, Helenice Scapol Villar. A escuta ativa em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental: desenvolvendo a capacidade de atenção e concentração através da música

CÉSAR, João Paulo Squeira; BORGES, Jane. Oficina de violão desenvolvida na Fundação Casa: relato de experiência baseada na proposta de Murray Schafer

SOUZA, Manuela Cristina. Educação musical intergeracional: (en)cantando a cultura popular no ambiente escolar

OLIVEIRA, Márcia; MENDES, ADRIANA. Educação musical para crianças surdas como meio de inclusão social: instrumento na construção do conhecimento e desenvolvimento humano

BORGES, Maria Helena Jayme. O ensino do piano na escola Lílian Centro de Música: uma proposta humanizadora, um caminho para a conquista da autonomia

VIEIRA, Márlon Souza. Os jogos musicais como ferramenta arteterapêutica com crianças de oito a doze anos com déficit de atenção em ambiente escolar

CESAR, Patrícia Kawaguchi. Musicalização inclusiva: adaptações para uma criança com deficiência visual em aulas em grupo

PARADA, Paulo F. Etnomusicologia e processos educativos - memórias e histórias do projeto ação musical

CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado. Gêneros musicais na escola: perspectivas de um ensino multicultural na educação básica

CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado. Ensino técnico em música integrado ao ensino médio: Uma possibilidade para o cumprimento efetivo das diretrizes nacionais para a educação profissional

PADOVANI, Thais Duarte; SILVA, Erika Andrade. Educação musical nas escolas: uma ferramenta de transformação social 

OLIVEIRA, Thaís Nascimento. Educação musical como experiência estética: uma investigação a partir de Arthur Schopenhauer






Anais 2014

IV Jornada de Estudos em Educação Musical


ISSN 2448-2153





DOCUMENTO COMPLETO

Anais IV Jornada de Estudos em Educação Musical


ARTIGOS:

ALBERT, William et al. Função social e diversidade da música na escola

BRAGA, Simone. O desenvolvimento do processo criativo

CORUSSE, Mateus V. Aprendizagens sobre a docência na educação musical: da disciplina de regência à sala de aula.

CORUSSE, Mateus V. Educação musical e personalismo no contexto de projetos sociais

CORUSSE, Mateus V. Música na escola: contribuições do programa pibid na edificação de uma proposta de educação musical escolar

COSTA, Amanda D. et al. Contribuições para o desenvolvimento das crianças atendidas pelo Projeto Perifonia: a relação entre música e aprendizagem

DORTA, Natália M. P. et al. A música no processo de ensino-aprendizagem: um olhar para a alfabetização

DUTRA, Pedro. Ensino coletivo de música e humanização: uma experiência de partilha

FIORUSSI, Eduardo. Processos educativos na convivência com músicos de uma roda de choro

GIESTEIRA, Adriano Chaves. Uma proposta para auxiliar a formação de transcritores de partituras em braille

LIMA, Luciana C. S. Cantando os contos de fadas

MAGALHÃES, Lóide B. O processo de musicalização em duplas de crianças com idade entre quatro e seis anos na Ivana Bontempo escola de música

MENDES, Marinês S. Escolhendo filmes no ensino médio: relato e sugestão para a compreensão musical dos alunos

MENDES, Marinês. Percepção musical e sociedade: as artes da música e cidadania

MIRANDA, Simone; BORGES, Maria Helena J. A formação do pianista

NEVES, Marcelo S. AVELINO, Nathalya C. Etnomusiclogia kumaruara: a preservação da tradição da folia dos pretos da aldeia solimões de santarém-pa, por meio do registro das músicas tocadas em seu contexto cultural.

PAGLIUSO, Ana Paula. Educação musical e compromisso social: relato de xperiência no projeto social “musicando”, na cidade de Monte Alto-SP

PIMENTEL, Lucélia O. L. Música para surdos: instrumento de inclusão

REIS, Marciley S.; LEÃO, Eliane. Estudo do processo de iniciação musical evidenciado nas escolas de trombone de vara

SÁ, Fábio A. S.; LEÃO, Eliane. A escolha do repertório como fator que determina o nível de interesse do aluno no estudo do violão - um relato de experiência

SALVADOR, Ester. Um olhar diferenciado pela experimentação da educação musical: relato de experiência com uma criança autista

SANTOS, Marcy L. Brincando com o Uakti

SOUSA, Jane L. B.; LEÃO, Eliane. Considerações sobre as oficinas de música realizadas nas escolas públicas de Marabá/PA

SOUZA, Cristiana M. S.; MELO, Júlio; CAMPOS, Nilceia P. O pibid no curso de música-licenciatura da UFG e suas ações em duas escolas de Goiânia/GO

SOUZA, Luanda O. A humanização no ambiente hospitalar através da música: um relato de experiência




Anais 2013

III Jornada de Estudos em Educação Musical


ISSN 2448-2153



DOCUMENTO COMPLETO

Anais III Jornada de Estudos em Educação Musical


ARTIGOS

ALLEONI, Cristiane B. Alfabetização na musicalização infantil

BARROS, Cassiano de Almeida; OLIVEIRA, Rebeca Barbosa. A construção de sentido e valor da música no processo de apreciação musical

BARROS, Rosa. Aprendizagem formal e informal em música: relações entre o ensino individual e o ensino coletivo

CESCA, Sara Cecília; PEREIRA, Guilherme de Carvalho; GALON, Lucas Eduardo da Silva. Criação musical: um processo filosófico da imagem ao registro da obra

CORUSSE, Mateus V. A educação musical como meio de humanização em um projeto social.

CORUSSE, Mateus V. A educação musical em um ministério de música católica

CORUSSE, Mateus V. A prática socio-musical através de canções e dinâmicas

CORUSSE, Mateus V; AMENT, Mariana B. Um primeiro olhar sobre o programa pibid em um curso de educação musical

COSTA, Melissa.; CORUSSE, Mateus V.  Atuação em música na educação básica: o pedagogo e a educação musical

DUTRA, Pedro; GALON, Mariana; JOLY, Ilza Zenker Leme. Educação musical e convivência: dois relatos de experiência.

GODOY, Diego A. Psicologia e cultura: oficina de música com adolescentes abrigados

IVO, Laís F. Entre o ensino e a performance: as múltiplas atuações da flauta doce 

MORAES, Felipe. A música como processo socializador e formador do conhecimento físico, cognitivo e social

NANTES, Leopoldo P. A prática do violão popular como ferramenta de educação musical em grupo: uma experiência com alunos da fundação cultural de Cambé-PR

NASCIMENTO, Andréia M. M; MANTOVANI, Mariana A. A música como elemento facilitador no processo de inclusão social: um olhar sobre os projetos socioculturais de Piracicaba.

OLIVEIRA, Pedro A. D. et al. Por uma educação musical humanizadora: tecendo reflexões, construindo aprendizagens

PAZIANI, Danilo. Relato de experiências: reflexões sobre a prática educativa no ensino coletivo de contrabaixo acústico

SANTOS, Hamilton O. Coral da terceira idade da ACM de Sorocaba

SILVA, Alessandra N. C. Ensino em grupo de instrumento musical na educação básica 

SILVA, Carlos H. T.; CÉLIA, José A. O estudo da linguagem rítmica aplicada à educação especial

SILVA, Játia S. M. D.; HARTMANN, Ernesto. A implantação da música na rede pública de São Mateus-ES, relato de descobertas e fundamentos teóricos

SILVA, Renato A. Oficina de musicalização para professores através do violão

TORRE, Ana Lia D.; MENDES, Adriana N. Manual de brincadeiras – uma releitura para a aplicação das atividades nas aulas de música

VALE, Letícia F. et al. Reflexão na ação e reflexão sobre a ação na aula de música em uma escola municipal: um relato de experiência

VIAPIANA, Ezequiel. O conhecimento pedagógico do conteúdo de três licenciandos: a transformação do conteúdo musical em conhecimento ensinável


TEXTOS APRESENTADOS EM MESA REDONDA

AMENT, Mariana B.; JOLY, Ilza Z. L. Experiências em educação musical: olhares para a humanização

FERREIRA, Matheus. Doces flautistas - uma proposta de educação musical

KURI, Márcia A. Escola municipal de iniciação musical: um espaço criado pela secretaria municipal de educação de Franca/SP para o aprendizado musical.

SILVA, Elder G. O papel da experiência como base para a construção da identidade profissional de educadores musicais a partir de um relato pessoal